Anunciados os 23 finalistas do empowering people. Award – Está aberta a votação online para o Community Prize

Munique | August 16, 2016

Duas equipas de expertos especializados em tecnologias adequadas ao desenvolvimento e ao empreendedorismo social avaliaram mais de 800 candidaturas e selecionaram 23 finalistas. Os votos online irão agora determinar o vencedor de um Community Prize adicional que será anunciado em outubro, juntamente com os três grandes vencedores na cerimônia de premiação em Berlim.

Os critérios-chave no rigoroso processo de avaliação incluíram o potencial impacto social, a praticabilidade técnica, a funcionalidade e a confiabilidade em condições locais, bem como o potencial de sustentabilidade financeira. “Foi difícil para as duas equipas de expertos escolherem os 23 finalistas, uma vez que recebemos candidaturas fascinantes de todo o mundo”, conta Rolf Huber, diretor gerente da Siemens Stiftung. “Agora estamos ansiosos por ouvir a avaliação da nossa comunidade internacional de ativistas empenhados. Eles são convidados a votar na solução que eles acreditam poder capacitar as pessoas onde mais importa.”

Aos três vencedores, selecionados por um júri internacional, serão atribuídos prêmios de € 50 000, € 30 000 e € 20 000, respectivamente, na cerimônia de premiação em Berlim. Cada um dos 20 segundos classificados receberá € 5 000 em dinheiro. Ao vencedor do Community Prize será concedido hardware no valor de € 3 000. Vencedores do prêmio e outros candidatos prometedores serão convidados a se juntarem na empowering people. Network, uma iniciativa da Siemens Stiftung que disponibiliza atividades online e offline específicas das necessidades desses empreendimentos, à medida que evoluem para dimensionar, replicar e aumentar a capacidade e desenvolver estruturas internas viáveis.

Aqui www.empowering-people-network.siemens-stiftung.org/en/shortlist podem ser revistos os projetos pré-selecionados e um projeto pessoal preferido pode ser escolhido online.

Os finalistas pré-selecionados são os seguintes:

Barsha Pump (Países Baixos)

Desenvolvida para fornecer uma solução de irrigação sustentável aos agricultores em todo o mundo, a Barsha usa a energia da corrente dos rios e canais para bombear água, sem necessidade de recorrer a combustível ou eletricidade. A água pode então ser usada para regar campos ou bombeada para um reservatório para acoplar a um sistema de irrigação, como um aspersor.

Bempu Hypothermia Alert Bracelet (Índia)

A Bempu desenvolveu uma pulseira para monitoramento da temperatura dos recém-nascidos. Ela intuitivamente alerta os pais se a temperatura do bebê descer e a criança entrar em hipotermia. Como não requer treinamento para usar, é ideal para ser implementada por pais sem instrução, uma vez que o sistema de alerta é claro.

Breezergy Micro Wind Turbine (Alemanha)

Uma inovadora microturbina eólica confiável, composta por apenas duas partes, leve mas robusta e fácil de usar e instalar. Com potência suficiente para uma casa pequena, é ideal para áreas não cobertas pela rede.

Café Compadre (Peru)

Projetado no Peru, a Café Compadre torrefaz grãos de café usando a luz solar. A tecnologia concentra os raios solares em um ponto focal e consegue torrefazer 1 kg de grãos de café em 15-25 minutos, requerendo uma fração da energia dos dispositivos convencionais.

Ennota (Egito)

Testado para ser usado na região do Oriente Médio e Norte de África, este aplicativo é uma ferramenta de gerenciamento financeiro que ajuda a capacitar os proprietários de pequenas empresas em países em desenvolvimento. Dando uma visão financeira, esta formação integrada em finanças permite que os usuários façam evoluir seus conhecimentos.

Evaptainer (EUA)

Estes refrigeradores por evaporação disponibilizam refrigeração móvel sem eletricidade. Usados para manter pequenas colheitas refrigeradas antes de serem levadas até os mercados, e operando pelo mesmo princípio do "Zeer Pot”, esta inovação é mais resistente do que essa solução tradicional.

Garbage Clinical Insurance (Indonésia)

Um programa de microsseguro de saúde utilizando resíduos recicláveis como recursos financeiros. Esta solução integral permite que uma comunidade pague serviços clínicos usando os resíduos como pagamento a um regime de seguro de saúde.

GiftedMom (Camarões)

Esta empresa social melhora a saúde materna com tecnologias móveis de última milha. Combinando lembretes por SMS/voz com soluções curativas tricíclicas integradas com GPS, o projeto tem como objetivo acabar com as mortes evitáveis de mães e bebês.

GravityLight (Reino Unido)

A GravityLight fornece luz instantânea e alimenta uma sequência de até 4 SatLights auxiliares para uso ao redor da casa. Com tecnologia de pesos levantados, o dispositivo não precisa de pilhas nem de luz solar, fornecendo uma alternativa limpa, segura e acessível às lâmpadas de querosene em áreas não cobertas pela rede.

GRIS water saving system (Hungria/Brasil)

Este conjunto de contentores para água pode ser colocado no piso do banheiro, debaixo do chuveiro, para coletar a água do chuveiro, da parede e do corpo da pessoa enquanto toma banho. A água coletada armazenada nesses recipientes pode ser reutilizada, p. ex., em descargas de sanitas, para limpeza ou para regar o jardim.

Groasis Technology (Jordânia)

A Groasis Technology é uma tecnologia integrada que permite o plantio de árvores em ecossistemas degradados. Uma caixa de 20 litros colocada em torno de uma muda coleta o orvalho e a água da chuva suficientes para sustentar a planta enquanto ela cresce.

io solar power system (Reino Unido)

O sistema fornece uma nova forma de tornar a energia solar mais acessível para as famílias rurais que moram longe da rede. Com um pequeno investimento em um módulo básico de energia solar io, os usuários podem dimensionar seu sistema adicionando energia e funcionalidade ao seu próprio ritmo. Quando vários se juntam, criam sinergias para um sistema completo.

Library for All (EUA)

A Library for All visa proporcionar às crianças em países em desenvolvimento o acesso a materiais educativos com uma biblioteca de e-books baseada na nuvem. Projetada especificamente para ambientes com baixa largura de banda, a biblioteca é dimensionável e responde às necessidades dos educadores e crianças nas regiões.

Maps G110 (EUA)

O MAPS G110 é um veículo utilitário concebido para satisfazer as necessidades dos agricultores e das empresas agrícolas. Capaz de circular em terrenos acidentados, ele ajuda os agricultores a coletar os alimentos para os mercados antes que eles se estraguem, e também alimenta acessórios como máquinas de cozinha e bombas de água.

Mellowcabs (África do Sul)

A Mellowcabs fabrica e opera minitáxis elétricos de três rodas que prestam serviços de táxi e de transporte de baixo custo, ecológicos e cômodos em cidades. Um painel solar flexível no tejadilho também consegue gerar até 35% da energia consumida pelo táxi.

Multi-Crop Thresher (Tanzânia)

O Multi-Crop Thresher é uma única máquina agrícola que consegue debulhar vários tipos de culturas, como milho e arroz. Este é um produto agrícola mais limpo que pode ser usado de forma mais eficiente, reduzindo o trabalho duro.

Pearltect (Países Baixos)

O Pearltect é concebido como um produto de autodefesa para ajudar as mulheres a se protegerem. Usado como uma pulseira, ele contém uma cápsula quebrável (a pérola) cheia de uma substância odorífera desagradável para repelir, e um corante de ADN para marcar o atacante.

Pocket FM (Alemanha)

Pocket FM é um sistema de radiodifusão que serve de interface entre a Internet e o rádio. O dispositivo foi adaptado a situações e regiões onde a comunicação é difícil, por exemplo, onde as informações vitais estão vedadas, como em campos de refugiados e áreas de guerra civl.

Quintas (Nigéria)

Este secador/desidratador de ar quente por biomassa é uma construção relativamente simples e consegue queimar a biomassa localmente disponível para secar produtos agrícolas. Isso traz flexibilidade aos agricultores quando vendem seus produtos.

Safe Travel (Camarões)

Safe Travel é um aplicativo gratuito para celular que funciona como um sistema de monitoramento chamado "viajante". Projetado para passageiros e usuários, oferece uma plataforma e um sistema de dados que rastreiam a localização do viajante. Ele é usado para notificar as famílias e as equipes de segurança rodoviária ou de emergência caso ocorra um incidente de tráfego.

SolarTurtle (África do Sul)

O SolarTurtle é um quiosque solar concebido para a máxima segurança e portabilidade. Alojado em contêineres, pode ser implantado simplesmente descarregando e desdobrando os painéis em direção ao sol. Estes quiosques solares de propriedade comunitária vendem eletricidade em garrafões.

Videobooks in Sign Language (Argentina)

Permitindo o acesso de crianças surdas à literatura e à leitura, estes vídeos combinam livros infantis e literatura para jovens adultos em língua gestual, com sobreposição de voz e ilustrações animadas. Isso convida as crianças com deficiência auditiva para o mundo da leitura junto com suas famílias e amigos.

WAFFCO (Alemanha)

O Waste-Fuel Free Combustion é um forno fechado de queima da biomassa para domicílios. Simples e barato de produzir, ele é construído principalmente com argila e metal, e é uma tecnologia para cozinhar gratuitamente, uma vez que é alimentado por resíduos agrícolas e domésticos gerados e resíduos de embalagens.

Mais informações em www.empowering-people-network.org

“empowering people. Network” no Facebook e no Twitter.

Hashtag oficial: #epAward

Siemens Stiftung

Somos uma fundação corporativa sem fins lucrativos criada para promover o desenvolvimento social sustentável, que depende crucialmente do acesso a serviços básicos, educação de qualidade e compreensão da cultura. Por isso, nossos projetos de âmbito internacional apoiam as pessoas para enfrentar esses desafios dos nossos tempos com iniciativa própria e responsabilidade. Trabalhamos com parceiros para desenvolver e implementar programas e soluções para esses fins, com inovações tecnológicas e sociais desempenhando papel central. A transparência e a gestão orientada a resultados constituem a base das nossas ações.

Área de atuação em serviços básicos

O acesso garantido aos serviços básicos é indispensável para viver com autonomia e dignidade. Nosso objetivo é reduzir os déficits na cobertura dos serviços básicos e fortalecer as estruturas sociais necessárias. Na nossa rede internacional empowering people. Network, aproximamos inovadores e empreendedores sociais e incentivamos a combinação de enfoques técnicos e empreendedores. Assim promovemos a difusão de soluções adequadas e viabilizamos uma plataforma para transferência de conhecimento, além do networking entre organizações de cooperação para o desenvolvimento. Em projetos de operação local executados em conjunto com nossos parceiros, implementamos soluções inovadoras e de eficácia comprovada. Além disso, transmitimos as competências requeridas para garantir a melhoria duradoura dos serviços básicos com estruturas autossuficientes.

Website da Siemens Stiftung: www.siemens-stiftung.org