Lançado “empowering people. Award 2015”: Fundação Siemens procura soluções técnicas para melhorar o abastecimento básico em regiões em vias de desenvolvimento

Munique | July 01, 2015

A competição procura identificar soluções técnicas inovadoras para enfrentar desafios globais no abastecimento básico

O prêmio “empowering people. Award” (capacitando pessoas) foi lançado hoje em um evento em Munique com a participação online de uma ampla comunidade internacional. Inventores e equipes de desenvolvimento são chamados a apresentar as respectivas inovações low-tech em uma de oito categorias que cobrem as principais áreas de abastecimento básico em regiões empobrecidas. O potencial de integração em modelos empresariais, fornecendo ajuda sustentável a pessoas individuais e comunidades em regiões em vias de desenvolvimento, é um dos critérios principais.

Eficaz, simples e inovador: o prêmio procura soluções nas categorias: Água e Água Residual, Energia, Alimentação e Agricultura, Gestão de Desperdícios, Saúde, Acolhimento, Educação e Informação e Comunicação. Rolf Huber, Diretor Gerente da Siemens Stiftung: “O objetivo da competição é, no fundo, capacitar pessoas em regiões em vias de desenvolvimento para terem acesso a serviços básicos para as suas necessidades diárias. Pretendemos localizar soluções criativas e estamos ansiosos por trabalhar com equipes inovadoras para levarmos as soluções das mesmas às pessoas que delas mais precisam. Desde o nosso primeiro prêmio em 2012, pudemos apoiar dúzias de iniciativas. Além disso, os parceiros da nossa rede de engenheiros de diversos campos e expertos de negócio social em todo o mundo ajudam a maximizar o respectivo impacto.”

Os projetos inscritos serão apreciados por um júri internacional e interdisciplinar e os vencedores receberão prêmios monetários e a avaliação dos seus projetos por expertos. O vencedor do primeiro prêmio receberá uma soma de 50.000 euros; o valor do segundo prêmio é de 30.000 euros; o terceiro é de 20.000 euros. Além disso, 20 finalistas serão premiados com uma soma de 5.000 euros cada. Será também concedido um Community Prize a um participante escolhido pela comunidade empowering people altamente empenhada online em nível global. O vencedor desse prêmio receberá hardware no valor de 3.000 euros.

Além da atribuição de prêmios monetários, as soluções serão apresentadas e promovidas em um banco de dados de soluções e os inventores e empresários responsáveis pelas inovações passarão a fazer parte de uma iniciativa mais ampla: a “empowering people. Network”. Essa comunidade, criada e apoiada pela Siemens Stiftung, é composta por equipes de desenvolvimento e empresários sociais em todo o mundo. Os membros dessa rede beneficiam de sessões de treinamento sobre temas relevantes para os respectivos negócios, assim como do apoio de expertos para o respectivo desenvolvimento organizacional ou técnico. Reuniões regulares online e offline permitem a criação de sinergias e a cooperação entre inventores e agentes do ecossistema espalhados pelo globo.

Prazo final para inscrições é 30 de novembro de 2015 às 12.00 horas EST.

Mais informações em www.empowering-people-network.org

“empowering people. Network” no Facebook:
www.facebook.com/EmpoweringPeopleAward

e no Twitter:
www.twitter.com/Emp_Ppl_Award

Hashtag oficial: #epA2015

Sobre a Siemens Stiftung

A Siemens Stiftung opera nos campos de serviços básicos, educação e cultura. Como fundação operativa, desenvolvemos os nossos próprios projetos e participamos neles a longo prazo. Com a cooperação dos nossos parceiros, procuramos ajudar as pessoas a melhorarem as respectivas condições de vida. Assim, tentamos capacitar comunidades que funcionam e em que as pessoas podem ter uma vida boa. Empenhamo-nos em projetos internacionais, transparentes e visando um impacto. O enfoque geográfico do nosso trabalho é em regiões em África e na América Latina, assim como na Alemanha e em outros países europeus.

Website da Siemens Stiftung: www.siemens-stiftung.org

Julia Kirchweger