Prorrogação do prazo de envio de projetos do “empowering people. Award 2015”

Munique | November 23, 2015

Projetos podem ser enviados até 15 de janeiro de 2016 – distribuição de 200.000 euros pelos vencedores.

O concurso realizado pela Fundação Siemens tem seu enfoque na identificação de tecnologias adequadas para ajudar as pessoas em regiões em desenvolvimento a satisfazerem as suas necessidades básicas. O prazo de envio de projetos para participação no concurso é agora prorrogado até 15 de janeiro de 2016 para ainda mais inventores e start-ups terem oportunidade de apresentar as respetivas inovações.

“Em todas as oito categorias – desde a geração de energia a projetos de habitação – estamos procurando tecnologias inovadoras que possam ser implementadas no âmbito de modelos empresariais sociais bem fundamentados. Vemos enormes conhecimentos e soluções prometedoras em todas as partes do mundo. Essa perícia e essas ideias criativas têm que ser associadas, fortalecidas, partilhadas e reproduzidas em nível local e internacional”, declara Rolf Huber, Diretor Gerente da Siemens Stiftung.

Os vencedores serão distinguidos na cerimônia de premiação no outono de 2016. O evento irá oferecer-lhes uma primeira oportunidade de networking com outros inovadores, intervenientes chave na “empowering people. Network” e investidores. Além disso, tornar-se-ão membros dessa rede que foi criada em 2013 como resultado do primeiro concurso e que oferece treinamento online e offline, workshops e conselhos de expertos. Essa comunidade internacional de agentes de mudança aprecia a plataforma fornecida pela Siemens Stiftung: “Juntando recursos numa plataforma central e permitindo o diálogo entre grupos de interesses semelhantes e diferentes trabalhando com o mesmo objetivo, a fundação cria novas oportunidades. A minha organização encontrou o ponto de ligação inicial para uma nova e estimulante cooperação com outro membro das Filipinas dentro desta rede”, comentou Gregor Schaepers do México, um dos vencedores do primeiro concurso.

Uma avaliação individual de cada projeto por expertos na área, um convite a todos os participantes prometedores no sentido de se juntarem à “empowering people. Network” e ainda atrativos prêmios monetários são apenas alguns dos motivos para participar no concurso. A Siemens Stiftung atribui uma soma de 50.000 euros ao vencedor. O valor do segundo prêmio é de 30.000 euros e o terceiro é de 20.000 euros, sendo ainda atribuídos 5.000 euros a 20 concorrentes. Será também concedido um Community Prize a um projeto escolhido pela rede internacional empowering people que consiste em hardware no valor de 3.000 euros.

São aceitos projetos nas seguintes categorias: Água e Água Residual, Energia, Alimentação e Agricultura, Gestão de Desperdícios, Saúde, Acolhimento, Informação e Comunicação e Educação. Ao analisar os projetos, o júri – constituído por uma equipe renomada de expertos – concentrar-se-á na praticabilidade técnica dos produtos e soluções, assim como na sustentabilidade prática e no modelo empresarial social do projeto. A propriedade intelectual de cada projeto permanece na posse do inventor ou da equipe.

A apresentação a concurso de projetos deverá ser efetuada online até 15 de janeiro de 2016 às 12.00 horas EST.

Mais informações em www.empowering-people-network.org

“empowering people. Network” no Facebook e no Twitter.

Hashtag oficial: #epA2015

Sobre a Siemens Stiftung

A Siemens Stiftung opera nos campos de serviços básicos, educação e cultura. Como fundação operativa, desenvolvemos os nossos próprios projetos e participamos neles a longo prazo. Com a cooperação dos nossos parceiros, procuramos ajudar as pessoas a melhorarem as respectivas condições de vida. Assim, tentamos fortalecer comunidades que funcionam e em que as pessoas podem ter uma vida boa. Empenhamo-nos em projetos internacionais, transparentes e visando um impacto. O enfoque geográfico do nosso trabalho é em regiões em África e na América Latina, assim como na Alemanha e em outros países europeus.

Website da Siemens Stiftung:

Julia Kirchweger